Os utilizadores acreditam que a melhor forma de ver um filme ou obter um software ilegalmente é recorrer aos populares sites de torrents. É verdade que existe muito “material” mas há uma coisa que os utilizadores precisam de saber!

Um relatório produzido por investigadores da Digital Citizens Alliance and RiskIQ, revela que entre os meses de Junho e Agosto deste ano mais de um terço dos 800 populares sites de torrents “forçaram” os utilizadores a descarregar malware.

torrents_00

Contas feitas foram mais de 12 milhões de utilizadores infectados num único mês (isto nos Estados Unidos), um número simplesmente impressionante para um “serviço” que se tem como “fiável” entre os internautas.

Os investigadores revelam que a maioria destes sites ganha também bastante dinheiro com a venda de anúncios e, no caso da obtenção de dados dos utilizadores, estes são também vendidos no mercado negro. Dados do relatório mostram que este negócio pode atingir os 70 milhões de dólares por ano (cerca 63 milhões de euros).

Baiting Internet users, stealing their personal information, and taking control of their computers is becoming big business—an estimated $70 million per year just from peddling malware.

A maioria dos computadores são infectados através de anúncios enganosos que redireccionam as vítimas para sites maliciosos.

When you visit mainstreams sites, things are naturally happening without you clicking anything: pictures are being downloaded, ads are generating,”..“What’s happening now is that users can click on one of these content sites and decide not to watch a movie, but the malware is already on their computer scraping for their Social Security number. That’s used to mimic and adopt your online persona, access banking information, and in some cases, people are getting credit fraud notifications

Tom Galvin, Director executivo da Digital Citizens Alliance

  torrents_01

 

O relatório revela ainda que 54% do código malicioso avaliado foi classificado como trojan e 29% como adware.

torrent-websites-malware

Os investigadores detectaram também vários tipos de variantes de Remote access Trojans (RATs) que são usados normalmente para obter dados pessoais, dados bancários, aceder à webcam, etc.

TOP 10 dos RATs

torrent-websites-RATs

O relatório está disponível gratuitamente para download aqui. Se é um utilizador assíduo deste tipo de sites, tenha cuidado com os download que faz mas também com os sites que dizem ser de torrents mas que na verdade servem apenas para espalhar malware entre os utilizadores.

Source: New feed pplware Linux