O Windows 10 está mais seguro e protegido graças ao Windows Defender e ao Firewall do Windows.
Quando você inicia o Windows 10 pela primeira vez, o Windows Defender está ativado e trabalhando para proteger seu computador procurando por software mal-intencionado. Ele será desativado automaticamente se você instalar outro aplicativo de antivírus.
O Windows Defender usa proteção em tempo real para examinar tudo que você baixa ou executa em seu computador. Você pode desativar a proteção em tempo real temporariamente se for necessário. Selecione o botão Iniciar e escolha Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender.
Para examinar arquivos ou pastas específicos, selecione-os e clique com botão direito (ou pressione e segure) e escolha Examinar com o Windows Defender. Se o Windows Defender encontrar algum item mal-intencionado, ele irá fornecer uma notificação no aplicativo e recomendar o que você deve fazer em seguida para manter seu computador seguro.
O Firewall do Windows filtra informações que chegam ao seu computador da Internet e bloqueia programas potencialmente prejudiciais. Para desativá-lo, vá para a caixa de pesquisa e digite firewall. Em seguida, selecione Windows Firewall > Ativar ou desativar o Firewall do Windows.
Observação
Se o seu computador estiver conectado a uma rede, talvez você não possa mudar as configurações do Firewall do Windows devido às políticas de rede. Para saber mais, fale com o administrador.
Fonte(s): Microsoft