O WhatsApp encontra-se bloqueado no Brasil até ao próximo sábado. Esta foi uma decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo e imposta a todas as operadoras.

Por detrás desta ordem está uma medida cautelar, sugerida por algo ou alguém que ainda não foi divulgado. No entanto suspeitava-se que as próprias operadoras pudessem estar envolvidas nesta acção judicial mas, segundo o Folha de S. Paulo apurou, as operadoras não estão por detrás deste bloqueio, restando, entre outras hipóteses, a de que a aplicação tenha alguma situação pendente com a justiça.

whatsapp1

O bloqueio do Whatsapp originou diversos memes divulgados pelas redes sociais

A suspeita de que as operadoras poderiam estar por detrás, acontece uma vez que o WhatsApp agora permite muitas mais funcionalidades que podem comprometer a fidelidade dos utilizadores aos serviços das operadoras.

E até o próprio presidente da Vivo, Amos Genish, já havia acusado a aplicação de ser um serviço pirata.

whatsapp3

A razão do bloqueio

Aquando do anúncio desta decisão, não foi dada qualquer informação sobre a razão da mesma. O que se sabia era muito pouco ou mesmo quase nada.

Mas novos desenvolvimentos vieram agora colocar a nu a verdadeira razão para que o WhatsApp tenha sido bloqueado. De acordo com o tribunal que emitiu a ordem de bloqueio, o WhatsApp não respeitou uma decisão de outro tribunal e não executou as medidas indicadas.

Esta decisão data de 23 de Julho e no dia 7 de Agosto a empresa foi novamente notificada, desta vez acompanhada de uma multa.

Face a esta falha do WhatsApp o Ministério Público resolveu requer o bloqueio temporário da aplicação, tomando por base o Marco Civil da Internet.

Caso esteja no Brasil e verifique que não consegue aceder ao WhatApp, deixamos aqui 10 fantásticas alternativas.

Fonte(s): pplware
Source: New feed pplware Linux