Há muito tempo que falamos que os clássicos do PS1 e PS2 estavam a caminho do PlayStation 4, por emulador. Há muito tempo mesmo, até pensamos que a Sony tinha cancelado o projeto. Originalmente, os programadores foram informados da existência do emulador na mesma época que foram informados do serviço PlayStation Now, em Janeiro de 2014. Desde então, as únicas pistas da sua existência vieram na forma de avaliações da PEGI, junto com menções a clássicos do PS2 nas listas compartilhadas nos testes ao firmware 3.0 do PS4.

O emulador do PS2 no PS4 está agora disponível, lançado sem qualquer alarde. Um novo bundle Star Wars para o PS4 foi lançado, no qual temos quatro ‘clássicos’: Super Star Wars, Star Wars: Jedi Starfighter, Star Wars: Racer Revenge e Star Wars: Bounty Hunter. Todos entregues num só código da PSN, ao invés de estarem no disco. Três destes jogos são da era PS2 e após transferidos, ficou claro que rodam por emulador.

Como é que sabemos? Primeiro, uma notificação nos revela que os botões select e start estão atribuídos aos lados esquerdo e direito do trackpad do DualShock 4. Os jogos de outros estúdios não conseguem acessar ao SO desta forma. Segundo, tal como no emulador do PS2 do PS3, existe um sistema para gerir cartões de memória do PS2. Terceiro, o clássico logo do PS2 surge pobremente upscaled quando inicia cada jogo. Por fim, todas as notificações in-game sobre botões estão relacionadas com o controle do PS2 – nada mudou, descartando a possibilidade de ser uma remasterização.

Read more…

Source: New feed Brasil Gamer Ps4