Alguma vez você já fechou o documento no Word sem salvar e essa não era a sua intenção? Isso normalmente acontece quando trabalhamos em dois projetos ao mesmo tempo, as vezes fechamos um achando que é o outro e clicamos em “não salvar” antes de notar que fechamos o arquivo errado.

Isso pode acontecer no Word, Excel, PowerPoint, qualquer um dos programas do já conhecido pacote Office.

Quando temos algum tipo de acidente durante o trabalho nesses programas, seja queda de energia ou algum problema com a máquina, assim que abrimos o Word novamente ele pergunta se você quer recuperar o arquivo que não foi salvo.

Infelizmente isso não acontece depois de fechar o projeto por acidente, afinal ele interpreta que você fez à ação de forma consciente.

É nessa hora que acabamos desesperados e com vontade de chorar pelas horas perdidas na frente do computador escrevendo aquela bela redação, fazendo uma apresentação bem bonita ou então fazendo enormes planilhas.

Para salvar o dia de muita gente o Office tem uma ferramenta fantástica que salva seus arquivos temporariamente, mesmo que você tenha fechado eles por engano ou não.

Quando você quiser recuperar um arquivo recentemente fechado e não salvo, basta abrir o programa que você estava usando clicar em Arquivo > Abrir e note que embaixo da lista de arquivos recentes haverá a opção “Recuperar documentos não salvos”.

Ao clicar nessa opção você terá uma lista com todos os arquivos recentes não salvos. Agora é só dar um clique duplo no arquivo que você estava trabalhando e pronto! Seu dia está salvo!

Caso você queira chegar nessa pasta sem precisar abrir o Word/Excel/PowerPoint, você pode encontrá-las no seguinte endereço.

Windows 7/Windows 10

C:\Users\Nome_do_Usuario\AppData\Local\Microsoft\Office\UnsavedFiles

Os arquivos são mantidos nessa pasta por 4 dias, depois de 4 dias passados eles são apagados para sempre, portanto tente recuperá-los o quanto antes.

Se você quer ter sempre a segurança de que seus arquivos serão salvos em caso de falhas, você pode ir em Arquivo > Opções > Aba Salvar. Aqui você irá encontrar todas as configurações necessárias para garantir que seus projetos sejam sempre salvos.

Certifique-se de que as opções “Salvar informações de AutoRecuperar a cada…” e “Manter a última versão salva automaticamente se eu fechar sem salvar” estão checadas.

Também é importante colocar um número de minutos baixos na opção de salvar informações da auto recuperação, assim você não perde mais do que 5 ou 10 minutos de trabalho em caso de falhas de energia.