Netflix

Se você costuma levar em conta a avaliação de filmes e séries na Netflix, saiba que o sistema de avaliação por estrelinhas está mudando.

O serviço de streaming falou recentemente sobre a ineficácia das avaliações por estrelas, além de também ter falado sobre estar adotando um método baseado em “thumbs”, ou seja, um polegar para baixo ou para cima.

Essa mudança já foi notória no Youtube que mudou as 5 estrelas para um sistema mais simples e eficiente de “like” e “dislike”.

A mudança ainda não está com data para acontecer e nem há previsão para isso. “Estamos viciados na metodologia de testes de A/B”, disse o vice-presidente de produtos Todd Yellin, ao apresentar as novas notícias em uma coletiva realizada na sede da empresa, em Los Gatos, na Califórnia.

Segundo Todd, em 2016 foram realizados testes com um grupo de pessoas e o novo sistema de avaliação teve cerca de 200% de adesão em relação ao sistema atual.

A metadada que será coletada através da opinião de cada assinante ainda será levada em consideração e será usada para personalizar a grade de indicações de cada perfil, mesmo que esses dados não estejam disponíveis para o público.

O novo método de avaliação também trará uma nova forma do site selecionar quais atrações serão recomendadas para cada usuário. Por exemplo: Se uma série ou filme tiver um alto grau de correspondência com o seu perfil, ele irá aparecer nas recomendações, mas se a porcentagem de combinação for menor que 50% ele nem aparecerá na tela, a menos que você pesquise.

Yellin afirmou que tudo isso demonstra a confiança que a companhia tem na opinião de seu público em relação a programação, já que essas relações são todas baseadas na planilha que os próprios fãs preenchem ao avaliar os as atrações.

Esse já é um processo que estava sendo esperado por muitos usuários, afinal o sistema de classificação por estrelas funciona bem pouco, tanto que já foi retirado de muitos sites que reproduzem vídeos e músicas.

Outro motivo da mudança é que o sistema de estrelas pode diminuir o interesse de um usuário em ver algum título com pontuação baixa. Pelo menos é o que especulam algumas pessoas que acompanham o serviço de streaming.

Fonte(s): Netflix