Os sistemas operativos necessitam de serem actualizados, quer para a correcção de problemas quer para que novas funcionalidades sejam adicionadas.

São processos normais e que normalmente não apresentam problemas. Mas por vezes surgem situações estranhas que necessitam de uma atenção maior. Veja o que pode fazer caso o OSX do seu Mac bloqueie ao instalar uma actualização.

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A Apple tem um cuidado especial nestes processos, seja na instalação das novas versões dos sistemas, actualizações ou simples instalações de aplicações.

Os Mac estão preparados para serem reiniciados durante estes processos e recuperam de forma directa. Mas mesmo nestas situações existem problemas, que podem ser facilmente resolvidos.

É importante que tenham presente que não devem apressar a instalação de qualquer actualização ou estar constantemente a tentar recuperar o processo de instalação. Devem deixá-lo decorrer até ao fim, ao seu ritmo e no tempo que necessitar.

É normal que por vezes sejam processos mais demorados, mas que por norma terminam sempre com sucesso. Conhecem-se casos de Macs que demoraram 18 horas a instalar actualizações, muito por culpa da falta de espaço em disco.

Mas na eventualidade deste bloquear há alguns passos que podem ser tomados para que o processo seja retomado e termine com sucesso.

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Siga os passos abaixo e tente então recuperar a instalação. São passos cumulativo e que se vão complementando até que um deles consiga desbloquear o processo.

  1. Carregue em Cmd + L para chamar a janela de registo. Verifique que efectivamente não está a ser instalado qualquer ficheiro.
  2. Carregue no botão de energia do Mac para o desligar.
  3. Carregue novamente no botão de energia do Mac para o ligar.
  4. Espere para ver a barra de progressão. Carregue novamente em Cmd + L para verificar se os ficheiros estão a ser instalados.
  5. Caso o problema não fique resolvido deve novamente carregar no botão de energia do Mac para o desligar.
  6. Carregue depois no botão de energia para o acordar e na tecla Shift. O Mac vai agora iniciar em Modo Seguro. Abra a App Store e actualize as suas aplicações enquanto estiverem neste modo. De seguida reinicie o Mac.
  7. Se o Modo Seguro não resolver o problema, reinicie o Mac e carregue nas teclas Cmd, Options, P e R. Isto vai limpar a NVRAM. Espere até o Mac reiniciar e veja se a actualização é então realizada com sucesso.

A última medida passa por arrancar o Mac em modo de recuperação. Para isso ligue-o e pressione as teclas Cmd + R. Aqui será possível reinstalar o OSX de raiz e resolver os problemas que existam.

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Se ainda assim o problema persistir é hora de começar a pensar em medidas mais drásticas, como a recuperação a partir da Time Machine ou a verificação dos discos, pois poderá existir um problema grave de permissões ou mesmo uma falha de hardware.

O OSX não é propenso a ter estes problemas, mas por vezes acontecem, o que nos obriga a tomar acções que não contávamos. É nestes momentos que vamos ter de usar as cópias de segurança que tantas vezes questionámos se iríamos alguma vez usar.

Via: pplware

Fonte(s): pplware