Android-x-Windows

O Windows está enraizado como o mais poderoso Sistema Operacional para o acesso à internet de computadores e notebooks, porém com a diminuição da popularidade desses aparelhos e o aumento do número de smartphones e tablets no mercado o cenário está mudando um pouco.

As analises já mostram que compras pela internet estão sendo cada vez mais feitas por aparelhos móveis ao invés de desktops.

O que ninguém tinha percebido ainda é que com o declínio do Windows Phone o Android está se tornando o sistema operacional mais popular para acessar a internet.

De acordo com o StatCounter, uma empresa independente de análise de dados web, o crescimento do acesso à internet através do Android está quase dominando todo o mercado.

A pesquisa determinou que 38.6% do uso de internet vem do Windows, principalmente de desktops, já o Android representa 37.4% do total de acessos à internet no último mês.

De acordo com Aodhan Cullen, CEO da StatCounter “A possibilidade de que o Windows fosse ultrapassado era algo que nunca ninguém tinha imaginado. Em 2012 o Windows representava 82% do acesso global, Android tinha representação de apenas 2.2%.

Isso não é totalmente surpresa já que o mercado de mobiles está cada vez maior. Os Smartphones e Tablets deixaram de ser apenas uma conveniência e passaram a ser a principal ferramenta de muitas pessoas.

O StatCounter ainda aponta que dentro dos 38% de acesso feitos através do Windows, 82% é feito através do desktop.

Ou seja, quanto mais o smartphone passa a ser popular e o desktop menos procurado, menor será a expressividade da Microsoft nesse aspecto ligado à internet.

O Windows tem sido o carro chefe da Microsoft, mas isso só se aplica ao desktop. Porém o interesse por esse tipo de dispositivo está ficando cada vez menor, tanto que as opções em lojas varejistas do produto estão cada vez mais escassas.

O Windows ainda é o rei supremo dos computadores com um total de 84% de uso em máquinas. “Windows ganhou a guerra do desktop, mas o campo de batalha evoluiu e mudou de direção”, disse Aodhan Cullen sobre a estatística.

O Android está cada vez mais popular, principalmente em países emergentes como o Brasil e países Asiáticos. Isso quer dizer que o Windows ainda terá uma diminuição significativa no acesso total à internet, mesmo com as tentativas de fazer o Windows Phone uma opção viável.